O que é o Programa

O Programa de Incentivo à Leitura vem sendo implementado gradativamente desde 2009 e tem como maior objetivo a formação de uma cidade leitora, a partir da garantia do acesso ao livro e a leitura, da formação de mediadores de leitura e da realização e apoio à todas iniciativas de ações voltadas para o incentivo à leitura em Betim.Sendo assim o grande desafio é criar condições para não limitar esse Programa aações pontuais e esporádicas, mas promover uma grande mobilização municipal a esse favor, fazendo com que as bibliotecas escolares, praças, parques e outros espaços da cidade se tornem espaços que acolham as práticas leitoras. O nosso objetivo é construir a cada dia UMA BETIM MAIS LEITORA!
Equipe: Eugênia Ribeiro, Gil Bertho Lopes, Viviane Penido e Fabiana Vilas Boas (coordenação)

Contato: Tel: 3596-0081
O Programa de Incentivo à Leitura foi construído com base nas diretrizes do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) que pode ser melhor conhecido por meio do acesso aos links:
www.pnll.gov.br e do http://maisleituramaislivro.ciatech.com.br/

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quarta-feira, 2 de março de 2011

Moacyr Scliar e a leitura por prazer

"O ensino da literatura ainda não se libertou da metodologia do passado, em que leitura era obrigação, e não prazer""Uma bela história ou um belo poema melhoram nossa vida", diz o escritor Moacyr Scliar. Autor de mais de 80 livros, publicados além do Brasil na Inglaterra, França, Alemanha, Estados Unidos, e Espanha, Moacyr Scliar é um entusiasmado defensor da leitura. "Ler é algo que se deve fazer com prazer e emoção, nunca como obrigação". Para o autor, atividades que estimulem a interação com o texto, como adaptações teatrais, podem aproximar crianças e jovens da literatura.




Ele próprio escreveu uma adaptação de O Guarani, clássico romance de José de Alencar, voltada para o público infanto-juvenil. No livro de Scliar, um grupo de adolescentes participa de um concurso de vídeo e para isso estuda a obra de Alencar, comparando-a com a nossa atualidade. "O conhecimento da vida e do mundo que se pode adquirir pela leitura é sempre mediado pelo sentimento. Por isso, melhor que perguntar para um jovem 'O que o autor quis dizer com esse texto?' é questionar 'O que você sentiu lendo esse texto?'", explica. Suas principais considerações sobre Educação brasileira, em entrevista ao Educar para Crescer:

 Leia a entrevista na íntegra 

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