O que é o Programa

O Programa de Incentivo à Leitura vem sendo implementado gradativamente desde 2009 e tem como maior objetivo a formação de uma cidade leitora, a partir da garantia do acesso ao livro e a leitura, da formação de mediadores de leitura e da realização e apoio à todas iniciativas de ações voltadas para o incentivo à leitura em Betim.Sendo assim o grande desafio é criar condições para não limitar esse Programa aações pontuais e esporádicas, mas promover uma grande mobilização municipal a esse favor, fazendo com que as bibliotecas escolares, praças, parques e outros espaços da cidade se tornem espaços que acolham as práticas leitoras. O nosso objetivo é construir a cada dia UMA BETIM MAIS LEITORA!
Equipe: Eugênia Ribeiro, Gil Bertho Lopes, Viviane Penido e Fabiana Vilas Boas (coordenação)

Contato: Tel: 3596-0081
O Programa de Incentivo à Leitura foi construído com base nas diretrizes do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) que pode ser melhor conhecido por meio do acesso aos links:
www.pnll.gov.br e do http://maisleituramaislivro.ciatech.com.br/

Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Conheça o Projeto Cora Coralina desenvolvido na E. M. Mário Marcos

Projeto: Cora Coralina


Iniciado no mês de março na Escola Municipal Mário Marcos Cordeiro Tupynambá, o “Projeto Cora Coralina” teve como público alvo alunos do 8º e 9º anos. A leitura em classe de histórias selecionadas do livro “Estórias da Casa Velha da Ponte” e dos poemas de “Poemas dos Becos de Goiás” e “Meu Livro de Cordel”, despertou nos alunos o interesse pela vida e obra da autora. Encontrar na literatura de Cora elementos da sua própria realidade criou nos alunos o sentimento de identificação e respeito por sua obra.

A superação, a coragem e a força da vida de Cora trouxeram esperança e motivação para muitos deles. Várias atividades foram realizadas, mas queremos destacar, aqui, a contação de histórias, realizada pela escritora Madu Costa, que aconteceu no mês de abril no auditório do Centro Administrativo João Paulo I e a gravação de um CD com depoimento dos alunos.

Como desdobramento do projeto, tivemos a parceria do SESC-MG, que desenvolveu na escola, nos meses de maio e junho, a oficina de fotografia artesanal em um projeto denominado “Olhares Di-Versos”. Para participar das oficinas era essencial ter o embasamento literário e o olhar e o coração focados na obra da poetisa goiana. Os alunos construíram uma máquina Pinhole, aprenderam a técnica da fotografia artesanal e fotografaram a escola e a comunidade, tendo como mote a poesia de Cora Coralina.

A exposição das fotos e a premiação aconteceram na Biblioteca Central, em Belo Horizonte, no mês setembro.

Dia 30 de outubro, acontecerá o Fórum Técnico de Educação no Hotel Dayrell Minas, 12 alunos do 9º ano participarão explicando aos participantes do congresso o desenrolar do “Projeto Olhares Di-Versos”.

Aguardamos para novembro a exposição de fotografias em nossa escola.

Venha nos visitar e aproveite para aprender sobre Cora Coralina e a técnica artesanal da fotografia.

Um abraço,

Regina Maria e  Marli Leite.

Clique no link ao lado para visualizar apresentações do projeto.

2 comentários:

  1. éh muito Bom Esse Projeto Eu estou Entre Esses Alunos.

    ResponderExcluir
  2. Também participei representando a escola Mario Marcos ganhei no terceiro lugar da classificação geral

    ResponderExcluir