O que é o Programa

O Programa de Incentivo à Leitura vem sendo implementado gradativamente desde 2009 e tem como maior objetivo a formação de uma cidade leitora, a partir da garantia do acesso ao livro e a leitura, da formação de mediadores de leitura e da realização e apoio à todas iniciativas de ações voltadas para o incentivo à leitura em Betim.Sendo assim o grande desafio é criar condições para não limitar esse Programa aações pontuais e esporádicas, mas promover uma grande mobilização municipal a esse favor, fazendo com que as bibliotecas escolares, praças, parques e outros espaços da cidade se tornem espaços que acolham as práticas leitoras. O nosso objetivo é construir a cada dia UMA BETIM MAIS LEITORA!
Equipe: Eugênia Ribeiro, Gil Bertho Lopes, Viviane Penido e Fabiana Vilas Boas (coordenação)

Contato: Tel: 3596-0081
O Programa de Incentivo à Leitura foi construído com base nas diretrizes do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) que pode ser melhor conhecido por meio do acesso aos links:
www.pnll.gov.br e do http://maisleituramaislivro.ciatech.com.br/

Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Formação Educação Infantil

PROFISSIONAIS DE EDUCAÇAO INFANTIL PARTICIPAM DE FORMAÇAO EM JUNHO/2010

Educadores que atuam na Educação Infantil participam de atividades de formação, promovidas pela Equipe de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é promover espaços e situações para que eles pensem conteúdos e metodologias mais adequados e significativos para cada faixa etária da Educação Infantil.
São aproximadamente 1100 profissionais, entre educadores, coordenadores e pedagogos que atuam nas 75 instituições de Educação Infantil públicas e conveniadas ao município de Betim.
Abertura: A caligrafia de Dona Sofia
A formação, iniciada em junho, tem previsão de término em novembro e contempla temáticas, tais como: as múltiplas linguagens na educação infantil, educação inclusiva, a importância do brincar, entre outras.
A primeira fase da formação, ocorrida em junho, foi avaliada por mais de 90% dos participantes como extremamente positiva. Já há também relatos de educadoras que já estão aplicando o que aprenderam nas oficinas nas situações de aprendizagem com as crianças.
Na segunda fase da formação, mês de agosto, a temática é a Inclusão das Crianças com Deficiência, assunto de grande interesse dos profissionais de educação infantil. O evento foi planejado e executado em parceria com Instituto Ester Assumpção, que já atua com projetos nas instituições infantis e conhece a realidade da inclusão no município.
A formação continua com programação até novembro deste ano.

Dança na Educação Infantil



terça-feira, 24 de agosto de 2010

Para se deliciar...

As Cocadas
Cora Coralina
Eu devia ter nesse tempo dez anos. Era menina prestimosa e trabalhadeira à moda do tempo. Tinha ajudado a fazer aquela cocada. Tinha areado o tacho de cobre
e ralado o coco. Acompanhei rente à fornalha todo o serviço, desde a escumação da calda até a apuração do ponto. Vi quando foi batida e estendida na tábua, vi quando foi cortada em losangos.
Saiu uma cocada morena, de ponto brando atravessada de paus de canela cheirosa. O coco era gordo, carnudo e leitoso, o doce ficou excelente. Minha prima me deu duas cocadas e guardou tudo mais numa terrina grande, funda e de tampa pesada.
Botou no alto da prateleira.
Duas cocadas só... Eu esperava quatro e comeria de uma assentada oito, dez, mesmo. Dias seguidos namorei aquela terrina, inacessível. De noite, sonhava com as cocadas. De dia as cocadas dançavam pequenas piruetas na minha frente. Sempre eu estava por ali perto, ajudando nas quitandas, esperando, aguando e de olho na terrina.
Batia os ovos, segurava gamela, untava as formas, arrumava nas assadeiras, entregava na boca do forno e socava cascas no pesado almofariz de bronze.
Estávamos nessa lida e minha prima precisou de uma vasilha para bater um pão-de-ló. Tudo ocupado. Entrou na copa e desceu a terrina, botou em cima da mesa, deslembrada do seu conteúdo. Levantou a tampa e só fez: Hiiii...
Apanhou um papel pardo sujo, estendeu no chão, no canto da varanda e despejou de uma vez a terrina.
As cocadas moreninhas, de ponto brando, atravessadas aqui e ali de paus de canela e feitas de coco leitoso e carnudo guardadas ainda mornas e esquecidas, tinham se recoberto de uma penugem cinzenta, macia e aveludada de bolor.
Aí minha prima chamou o cachorro: Trovador... Trovador... e veio o Trovador, um perdigueiro de meu tio, lerdo, preguiçoso, nutrido, abanando a cauda. Farejou os doces sem interesse e passou a lamber, assim de lado, com o maior pouco caso.
Eu olhando com uma vontade louca de avançar nas cocadas.
Até hoje, quando me lembro disso, sinto dentro de mim uma revolta – má e dolorida - de não ter enfrentado decidida, resoluta, malcriada e cínica, aqueles adultos negligentes e partilhado das cocadas bolorentas com o cachorro.

Conto Cora Coralina, in: Conto com você – vol 2 – coleção Literatura em minha Casa, São Paulo, Editora Global, 2003 (PNBE 2003)

Ações do Programa

Programa Municipal de Incentivo à Leitura tem como propósito contribuir com a política de estímulo à leitura na cidade, especialmente no que se refere à promoção de atividades de formação de leitores nas escolas e demais espaços públicos. Pretende também possibilitar a todos os estudantes da rede o acesso às mais variadas obras literárias. Veja quantas ações já foram realizadas.
• Distribuição de livros de literatura aos alunos do Programa Correção de Fluxo (GEEMPA)
• Distribuição de 30 kits de literatura para escolas que participam do Programa de Educação Integral – Escola da Gente
• Aquisição do Kit de literatura Africana e Indígena para escolas da rede municipal;
• Oficina Baú de Histórias com Sandra Lane
• Momentos de formação para educadores e mediadores de leitura
Nosso próximo objetivo é a aquisição de livros de literatura para TODOS os alunos do Ensino Fundamental,  Educação Infantil e EJA, afinal queremos uma Betim mais leitora.
E tem muita novidade por aí... Aguardem

Projeto "Literatura sob rodas"

No dia 11 de agosto, na Casa da Cultura Josephina Bento, com a presença de estudantes, professores, gestores públicos, pais, artistas, imprensa e população em geral, foi lançado projeto "Literatura sob Rodas". Reunindo textos ficcionais produzidos nas escolas municipais de Betim, o projeto vai contribuir muito para a formação de leitores na cidade e em seu entorno. O projeto de leitura nos ônibus está divulgando os textos do concurso "I Prêmio de Produções Literárias Bartolomeu Queirós", que motivou produções coletivas e individuais dos alunos de 6 a 14 anos, nas categorias poesia, conto e memória. A Associação Cultural Teia de Textos cedeu os direitos de uso do projeto Leitura para todos aos parceiros de Betim e esteve presente à cerimônia de lançamento. Também na ocasião foram distribuídos 30 kits de literatura para todas as escolas fazem parte do programa Escola da Gente, graças à parceria do Programa Municipal de Incentivo à Leitura-SEMED. Afinal, ler é bacana, né!?

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Edição Nova Escola - Especial ler na escola

A edição do mês de agosto da revista Nova Escola está cheia de novidades, dicas e sugestões de livros. Vale a pena dar uma conferida. Veja as oito ações  que podem contribuir para tornar uma escola leitora.

1- Aproveite os mais diversos ambientes;
2- Invista na organização do acervo;
3- Busque maneiras de ter mais livros;
4- Faça os livros circularem;
5- Desperte o gosto pela literatura;
6- Incentive os funcionários a ler;
7- Forme redes literárias;
8- Abra as portas para os pais.

Encontro com a Professora Rosa Margarida

Dia 30/09 acontecerá formação de educadores, pedagogos, gestores e mediadores de leitura com a professora Rosa Margarida. Rosa é graduada em Pedagogia, com especialização em Didática e ministra palestras sobre temas  como "Relações étnico-raciais: procedimentos didático-pedagógicos para implementação da Lei 10.639/03 através da literatura", tema do nosso encontro. Reserve já sua vaga. Inscrições pelo telefone 35960081.

Vem aí o Concurso Cultural "Leia um livro e ganhe o mundo"