O que é o Programa

O Programa de Incentivo à Leitura vem sendo implementado gradativamente desde 2009 e tem como maior objetivo a formação de uma cidade leitora, a partir da garantia do acesso ao livro e a leitura, da formação de mediadores de leitura e da realização e apoio à todas iniciativas de ações voltadas para o incentivo à leitura em Betim.Sendo assim o grande desafio é criar condições para não limitar esse Programa aações pontuais e esporádicas, mas promover uma grande mobilização municipal a esse favor, fazendo com que as bibliotecas escolares, praças, parques e outros espaços da cidade se tornem espaços que acolham as práticas leitoras. O nosso objetivo é construir a cada dia UMA BETIM MAIS LEITORA!
Equipe: Eugênia Ribeiro, Gil Bertho Lopes, Viviane Penido e Fabiana Vilas Boas (coordenação)

Contato: Tel: 3596-0081
O Programa de Incentivo à Leitura foi construído com base nas diretrizes do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) que pode ser melhor conhecido por meio do acesso aos links:
www.pnll.gov.br e do http://maisleituramaislivro.ciatech.com.br/

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quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ciclo de Formação "Lendo a diversidade e descobrindo a nossa identidade"

Caros colegas

O Ciclo de Formação chegou ao fim com 17 atividades voltadas para a discussão e promoção da igualdade racial.

Pedimos que aqueles profissionais que participaram de alguma atividade  escreva o que achou das oficinas, palestras, mini-cursos e o que esse ciclo representa para a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas escolas.

Comente, avalie, participe.

Um comentário:

  1. Olá!
    Participei do ciclo, e a cada oficina uma nova surpresa...Retornar aos tempos de menina, brincar, cantar, ouvir estórias,construir brinquedos, aprender, reaprender... Foi um grande barato!!!
    A escola é um mundo repleto de possibilidades, de encantos e desencantos, de acertos e erros, onde o único sujeito indesejável é a inércia, e vocês nos possibilitaram descobrir e redescobrir deliciosas possibilidades.
    As palestras possibilitaram (a todos espero), reconhecermos a importância de se educar para o respeito às diferenças, para que elas encontrem espaço de se manifestarem livremente no espaço escolar. É fundamental oferecer este espaço, oportunizar a discussão sobre estas diferenças. No caso específico da diferença étnica é urgente que comecemos, nós professores, a nos responsabilizarmos pela reescrita da História Africana, resgatando uma memória própria do povo africano, que é também nossa, não permitindo mais que se reproduza esta história corrompida, preconceituosa que apresenta o continente africano sem memória, ou como bem diz Ki-Zerbo, com uma memória contada pelo outro.
    Parabenizo às coordenadoras, aguardando novos encontros formadores como este. Como sugestão para novos temas, por que não discutirmos a sexualidade. Betim abriu as portas para a Educação sem homofobia, tema delicado, mas do qual nós, educadores, não podemos nos furtar. Já temos livros literários interessantes. Acredito que nossa rede já tem maturidade suficiente para abordar o tema. Um abraço, Karla Ocelli Costa

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