O que é o Programa

O Programa de Incentivo à Leitura vem sendo implementado gradativamente desde 2009 e tem como maior objetivo a formação de uma cidade leitora, a partir da garantia do acesso ao livro e a leitura, da formação de mediadores de leitura e da realização e apoio à todas iniciativas de ações voltadas para o incentivo à leitura em Betim.Sendo assim o grande desafio é criar condições para não limitar esse Programa aações pontuais e esporádicas, mas promover uma grande mobilização municipal a esse favor, fazendo com que as bibliotecas escolares, praças, parques e outros espaços da cidade se tornem espaços que acolham as práticas leitoras. O nosso objetivo é construir a cada dia UMA BETIM MAIS LEITORA!
Equipe: Eugênia Ribeiro, Gil Bertho Lopes, Viviane Penido e Fabiana Vilas Boas (coordenação)

Contato: Tel: 3596-0081
O Programa de Incentivo à Leitura foi construído com base nas diretrizes do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) que pode ser melhor conhecido por meio do acesso aos links:
www.pnll.gov.br e do http://maisleituramaislivro.ciatech.com.br/

Pesquisar este blog

domingo, 28 de novembro de 2010

Oficina com Mislayne Nieiro


Quando eu disser sim, você vai dizer não...
Quando eu disser não, você vai dizer sim...
Sim, sim,  sim, Não, não, não
Não, não, não, sim, sim, sim

Quando eu disser sol, você vai dizer lua
Quando eu disser  lua você vai dizer sol
Sol, sol, sol, lua, lua, lua
Lua, lua, lua, sol, sol, sol

Quando eu disser história,você vai dizer agora
Quando eu disser agora, você vai dizer história
História, história, história, agora, agora, agora
Agora, agora, agora, história, história, história”

Foi assim, em meio a cantoria acompanhada de tambores, histórias, ludicidade e brincadeiras que realizamos a oficina 14ª oficina do ciclo de formação, coordenada pela arte educadora Mislayne Nieiro, patrocinada pela Escala Educacional.
Foi uma manhã maravilhosa. E quem não foi, perdeu...
Quem quiser curtir mais da “Mis” (como é carinhosamente chamada) pode se inscrever na oficina de terça, 30/11, que vai contar também com nossa querida Neusa Sorrenti.
Até lá.

Mostra Preta- Sebastiana Diniz



Parabéns a todos os envolvidos na organização da "V Festa da Cultura Negra". Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores foram excelentes. Visitamos os standes  e nos encantamos com tudo, desde a contação de história à apresentação dos alunos.
E a feijoada??  Estava uma delícia.

Para ficar bem informado

Amigos leitores

Acreditamos que estar bem informado sobre notícias da Educação é de suma importância. Nas últimas semanas assistimos a uma discussão que tomou conta do país: manter ou retirar a obra de Monteiro Lobato das prateleiras das bibliotecas.

Disponibilizamos abaixo três textos para os interessados subsidiarem suas ideias baseadas em fundamentos de grandes profissionais como Marisa Lajolo, Nilma Lino.

Nossa intenção não é, nesse espaço do blog, apoiar ou refutar o parecer do CNE, mas antes, propiciar aos leitores o que levou o Conselho Nacional de Educação a tomar essa medida.

Leiam, reflitam e reformulem suas opiniões sobre o assunto. Estar bem informado para além do que diz os jornais da mídia é fundamental.

Texto de Marisa Lajolo


Histórico do Parecer emitido pelo CNE

Texto explicativo do CNE para o Painel do Leitor FOLHA

Nota pública as defesas de Pedrinho

Ensaio Caçadas de Pedrinho

Artigo A falsa polêmica

Prêmio Camélia

O Ciclo de Formação "Lendo a Diversidade e descobrindo a nossa identidade", que é uma das ações do Programa de Incentivo à Leitura em 2010, acaba de ser homenageado nas festividades da II Quizomba.

Pois é, o Ciclo recebeu o "Prêmio Camélia" oferecido a entidades que desenvolvem alguma ação de promoção da diversidade racial no município.

A Equipe do Programa ficou muito feliz pois o prêmio é, para nós, o reconhecimento do trabalho que vem se desenvolvendo tanto na formação de educadores quanto no fomento à práticas leitoras.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Próximas formações: Ciclo de Formação

Confira os próximos encontros do Ciclo de Formação. Participe! A última oficina com a Tânia Bárbara foi super bacana.


 12) Sessão de cinema comentada com o premiado filme “O Besouro"


Responsável: Profªs. Ana Cláudia Gomes e Carmem Lúcia

Data: 25/11 Horário: 18h30 às 21h Carga horária: 3h

Local: Auditório PUC -Betim Público alvo: educadores Vagas:150

Parceria: Funarbe

13) Aula espetáculo: “A arte de contar histórias” - Exploração dos livros: “Curumim Abaré”, “Receita pra pegar Saci”, “A menina que bordava bilhetes”

Responsável: Arte educadora Alessandra Nogueira

Dia: 25/11 Horário: 13h30 às 17h30 Carga-horária: 4 h

Local: Auditório PUC Betim Público alvo: Educadores Vagas: 100

Patrocínio:Editora Cortez

14) Oficina Os mistérios de Indira

Responsável: Arte educadora Mislayne Nieiro

Data: 27/11 Horário: 8h às 12h Carga horária: 4h

Local: Faculdade Pitágoras (217) Público alvo: educadores Vagas:150

Patrocínio: Editora Escala Educacional

15) Mini-curso “Passeando com melodia e delicadeza pelas histórias negras ” (Exploração livros da Coleção Griot) e conação de história de Mislayne Nieiro

Responsável: Escritora Neusa Sorrenti e Mislayne Nieiro

Data: 30/11 Horário: 8h às 12h Carga-horária: 4h

Local: Auditório PUC vagas: 150

Público alvo: Educadores em geral

Patrocínio: Distribuidora Fonte Nova e Editora Escala Educacional

16) Oficina confecção de bonecas negras inspirada no livro “Ginga da Rainha” e “A verdadeira história do Saci”.

Responsável: Arte educadora Mary Ramos

Data: 01/12 Horário: 8h às 12h Carga-horária: 4h

Local: Faculdade Pitágoras (sala 217) Público alvo: Educadores Vagas 50

Patrocínio: Editora e livraria Nandyala

sábado, 13 de novembro de 2010

Palestra 11 de novembro

Hoje tivemos mais um encontro do  Ciclo de Formação Lendo a diversidade e descobrindo a nossa identidade. O tema da palestra proferida pelo professor Sidney Fagundes foi : Ações afirmativas em relação aos valores civilizatórios dos Africanos no Brasil, afrodescendência, música e ritmos. Foram interessantes as questões abordadas sobre o sincretismo religioso.

 


segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Oficina de Contos com auxílio de recursos cênicos

Essa oficina aconteceu no sábado, 06/11. Foi muito bacana ver a participação das pessoas que se envolveram muito no encontro.


Adicionar legenda


Tem mais atividade na programação. Confira nas postagens abaixo.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Fórum das Letras

A influência africana na cultura brasileira, sobretudo em Ouro Preto, cidade essencialmente erguida pelas mãos dos escravos, será a marca da sexta edição do Fórum das Letras de Ouro Preto, que acontece entre os dias 10 e 15 de novembro, com participação de escritores dos países de língua portuguesa. Entre os principais destaques da programação, estão os moçambicanos Mia Couto e Paulina Chiziane, a primeira mulher moçambicana a publicar um romance; e os angolanos Pepetela, Ondjaki, Carmo Neto, João de Melo, Adriano Botelho e João Maimona, entre outros.


Confira aqui outras informações:
Fórum das Letras

Conheça o Projeto Cora Coralina desenvolvido na E. M. Mário Marcos

Projeto: Cora Coralina


Iniciado no mês de março na Escola Municipal Mário Marcos Cordeiro Tupynambá, o “Projeto Cora Coralina” teve como público alvo alunos do 8º e 9º anos. A leitura em classe de histórias selecionadas do livro “Estórias da Casa Velha da Ponte” e dos poemas de “Poemas dos Becos de Goiás” e “Meu Livro de Cordel”, despertou nos alunos o interesse pela vida e obra da autora. Encontrar na literatura de Cora elementos da sua própria realidade criou nos alunos o sentimento de identificação e respeito por sua obra.

A superação, a coragem e a força da vida de Cora trouxeram esperança e motivação para muitos deles. Várias atividades foram realizadas, mas queremos destacar, aqui, a contação de histórias, realizada pela escritora Madu Costa, que aconteceu no mês de abril no auditório do Centro Administrativo João Paulo I e a gravação de um CD com depoimento dos alunos.

Como desdobramento do projeto, tivemos a parceria do SESC-MG, que desenvolveu na escola, nos meses de maio e junho, a oficina de fotografia artesanal em um projeto denominado “Olhares Di-Versos”. Para participar das oficinas era essencial ter o embasamento literário e o olhar e o coração focados na obra da poetisa goiana. Os alunos construíram uma máquina Pinhole, aprenderam a técnica da fotografia artesanal e fotografaram a escola e a comunidade, tendo como mote a poesia de Cora Coralina.

A exposição das fotos e a premiação aconteceram na Biblioteca Central, em Belo Horizonte, no mês setembro.

Dia 30 de outubro, acontecerá o Fórum Técnico de Educação no Hotel Dayrell Minas, 12 alunos do 9º ano participarão explicando aos participantes do congresso o desenrolar do “Projeto Olhares Di-Versos”.

Aguardamos para novembro a exposição de fotografias em nossa escola.

Venha nos visitar e aproveite para aprender sobre Cora Coralina e a técnica artesanal da fotografia.

Um abraço,

Regina Maria e  Marli Leite.

Clique no link ao lado para visualizar apresentações do projeto.