O que é o Programa

O Programa de Incentivo à Leitura vem sendo implementado gradativamente desde 2009 e tem como maior objetivo a formação de uma cidade leitora, a partir da garantia do acesso ao livro e a leitura, da formação de mediadores de leitura e da realização e apoio à todas iniciativas de ações voltadas para o incentivo à leitura em Betim.Sendo assim o grande desafio é criar condições para não limitar esse Programa aações pontuais e esporádicas, mas promover uma grande mobilização municipal a esse favor, fazendo com que as bibliotecas escolares, praças, parques e outros espaços da cidade se tornem espaços que acolham as práticas leitoras. O nosso objetivo é construir a cada dia UMA BETIM MAIS LEITORA!
Equipe: Eugênia Ribeiro, Gil Bertho Lopes, Viviane Penido e Fabiana Vilas Boas (coordenação)

Contato: Tel: 3596-0081
O Programa de Incentivo à Leitura foi construído com base nas diretrizes do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) que pode ser melhor conhecido por meio do acesso aos links:
www.pnll.gov.br e do http://maisleituramaislivro.ciatech.com.br/

Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Projeto Encontro Marcado com Fernado Sabino

A SEMED através do Programa de Incentivo à Leitura convida as escolas da rede municipal  para participarem do Projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino”


O Projeto visa preservar o acervo deixado pelo escritor Fernando Sabino e divulgar para as novas gerações as suas obras em todas as formas: literatura, cinema e música, por meio da circulação deste projeto em diversos municípios. O projeto é patrocinado pela Lei de Incentivo a Cultura Estadual em parceria com a Prefeitura de Betim.

• O projeto é composto por três elementos:

1- Fernando Sabino nas Escolas

Período: 15/08/11 à 30/09/11

Desenvolvimento de atividades literárias e artístico-culturais com os alunos de todos os ciclos com a temática Fernando Sabino  a partir da obra (contos,crônica, vídeos, filmes, documentários) sob a orientação dos educadores.


2- Exposição Encontro Marcado com Fernando Sabino

Período: 20/10/11 à 30/11/11

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e selecionados serão expostos na mostra que apresenta a vida e a obra do escritor através de painéis de fotos e textos.



3. Exibição de filmes

No decorrer do projeto haverá exibição de filmes em diversos locais, mediante a cessão dos direitos autorais.

Além das escolas municipais, outros setores estão participando conjuntamente como FUNABE, Biblioteca Pública, ABEL, ONGs com trabalhos de incentivo à leitura, ProJovem.

A chegada do Projeto ao município possibilita  que Betim se destaque como cidade leitora.

Projeto Pequeno Escritor

O Projeto Pequeno Escritor é a oportunidade que a Edelbra oferece à escolas de transformar seus

alunos em autores de uma obra própria. Ao final do projeto cada aluno recebe um exemplar de um livro colorido com seu texto e com as ilustrações desenvolvidas pela Edelbra especialmente para o Projeto Pequeno Escritor.


Em Betim o projeto acontecerá em 24 turmas,  preferencialmente o 2º ano do 2º ciclo.


A reunião para a apresentação do projeto será dia 05/08, às 14 horas, no auditório do Pólo Tecnológico.